sexta-feira, 8 de março de 2013

#15 - Linda, libre y loca

written by Larissa Rainey at 18:04
O que é 'ser mulher'?
O que é e o que significa ser 'feminina'?
Ser mulher é ter uma vagina? Ser mulher é ter cabelo comprido e usar salto alto? Ser mulher é ser "complicada e perfeitinha", cheia de paradoxos? Ser mulher é gostar de flores? O que define uma "mulher de verdade"?
Quem decide essas regras? São regras? E por que se definem essas regas? Quem se beneficia delas?
E por que me dão parabéns pelo dia das mulheres sendo que eu ainda preciso "me dar ao respeito"? Por que me parabenizam sendo que vão contra um salário igualitário? Por que me parabenizam por ser mulher sendo que uma das piores ofensas para um homem é ter características femininas? Por que me parabenizam por ser mulher insultando o meu corpo e as minhas barreiras num espaço físico comum? Por que parabenizam todas nós, mesmo quando existe tanta desigualdade e tanta injustiça acontecendo contra as mulheres? 
De que adianta me presentear com flores se tantos não me veem como humana e como igual? De que adianta separar um dia no ano para mim se o meu corpo aparentemente não é meu, e deve pertencer à sociedade? De que adianta ressaltar nossas qualidades se nos outros dias do ano somos criticadas todo santo dia? De que adianta ter um dia "só para as mulheres" se ainda tem gente que questiona "porque não fazem um dia para os homens"?
Será que algum dia poderei olhar para trás e ver que as coisas melhoraram? Será que um dia homens e mulheres serão iguais e poderão ditar o que acontece com seus próprios corpos? Será que um dia homens não se sentirão emasculados ao chorar, ao usar rosa, ao gostar de algo 'tipicamente' feminino? Será que esses papéis irão mudar? Será que meus amigos transgêneros e transsexuais  terão o respeito que lhes é de direito?
Não sei a resposta para nenhuma dessas perguntas... ou até sei, mas isso é coisa pra outra crônica. Só sei de uma coisa.
Com meu fogo característico, derreti os moldes que tanto me prendiam. Não trocaria o que sou, mesmo se eu pudesse ganhar o mundo sendo outra pessoa. E vou continuar buscando o que é meu, tendo meus sonhos e ambições e particularidades.
Sou linda, livre e louca.




0 comentários.:

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos