terça-feira, 20 de novembro de 2012

Top 10 - Motivos para você ler As Crônicas de Gelo e Fogo

written by Larissa Rainey at 21:00
créditos da foto: variedreflections

Comecei a ler os livros pra valer em fevereiro/março desse ano, não lembro exatamente quando.  O engraçado é que eu vi a primeira temporada, e então decidi partir pra leitura. E foi lendo que eu me apaixonei completamente pela série e me fez  fã HAHAHA mesmo com as quinhentas mudanças que a HBO fez. Como o próximo livro só sai em 2014 (e nesse momento eu choro) você vai ter tempo até demais pra ler tudo. 
Brace yourselves, winter is coming. (e alguns spoilers, mas nada que vá afetar demais sua leitura!)

10. "George R.R Martin tem a voz de um poeta e uma mente de aço".

Li essa frase (que estou citando de cabeça) quando peguei algum livro aleatório dele, que não faz parte das Crônicas. E parei para pensar, e realmente concordei. George sabe como usar as palavras, principalmente para dar voz aos seus personagens. Algumas passagens são muito sensíveis, e algumas frases possuem tanto impacto que são constantemente repetidas pelos fãs da série. Frases relativamente simples ("You know nothing, Jon Snow") que são extremamente poderosas dentro do contexto de cada personagem. Mas é claro que essa suavidade toda é banhada pelo talento de George de fazerem os personagens se ferrarem constantemente. 

9. Ambientação

O dia que eu conseguir descrever os ambientes tão bem quanto o George, serei feliz. Ele consegue detalhar muito bem cada cenário, cada pessoa, mas sem se tornar entediante. Você não vai ficar meia hora lendo sobre cada pedaço de planta, mas vai saber como elas são detalhadamente. Eu amo quando ele descreve Winterfell, Godswood (onde os Starks fazem suas preces) e principalmente os Water Gardens de Dorne. E essa ambientação foi MUITO bem adaptada para a série de tv, que na minha opinião tem um dos cenários mais lindos do mundo.

8. Babado e confusão, medieval style

Uma das minhas coisas favoritas na série é a briga entre as casas, a luta pelo Iron Throne. Todos querem o poder, e todos farão o possível para conseguirem o que querem. Mas essas casas vão enfraquecendo durante as batalhas, e outras ficam cada vez mais poderosas. Nenhuma casa é imbatível, e mesmo no quinto livro, não dá pra ter certeza de quem será o vencedor derradeiro. Você acaba torcendo para uma determinada casa, mas apenas se segura no brasão dela esperando pelo melhor. 
Quem ilustra melhor esse desequilíbrio, na minha opinião, é a personagem Margaery Tyrell. Alpinista social é pouco pra essa mulher. 

7. Mil páginas não são o suficiente

 Os livros são enormes. O meu exemplar de A Storm of Swords, por exemplo (li em inglês por razões de $$$$), passa das 1000 páginas. Você olha pra mim e fala, "porra! Mil páginas?" Sim, amiguinho. Mas acredite quando eu digo que quando você terminar qualquer um desses livros enormes, vai sentir que elas não foram o suficiente para fechar todas as pontas. George tem o dom de te deixar cada vez mais curioso e com vontade de devorar os outros livros. A leitura não é rápida, eu admito - mas vale muito a pena, principalmente para saber o quão fodidos seus personagens favoritos ficarão.

6. Donzelas frágeis? Pfffttt

Eu amo a maneira que as mulheres são descritas. E isso contribui para que eu ame ou deteste um livro/filme/série. As mulheres de Asoiaf são frágeis? Sim. São sentimentais? Sim. Mas elas são fortes, complexas, cheias de defeito, e apesar da sociedade Westerosi ser patriarcal e exigente, todas essas mulheres percebem onde elas estão e conseguem se destacar. Começando com Catelyn Stark e suas duas filhas, Sansa e Arya. Catelyn é a típica mãe sensível que se preocupa com os filhos e maridos, entretanto ela acaba tendo um papel político muito importante ao apoiar a causa do filho mais velho, Robb. E apesar de boa parte do fandom detestá-la pelos erros que cometeu, eu a defenderei para sempre. O que ela fez, ela fez para tentar ter uma vida normal novamente, mesmo com toda a dor que foi causada. Sansa e Arya, suas filhas, são completamente diferentes. Sansa é outra que boa parte do fandom detesta, por ela ser uma menina romântica e ingênua que mexeu num vespeiro bem maior do que ela. O que as pessoas não entendem é que ela era desprovida de qualquer interesse material. Se ela queria ser rainha, era pelo aspecto romântico e sonhador da coisa, e não para ter poder - como Cersei Lannister. Já Arya, a favorita de muita gente, é quase a típica "menina-moleque". Quase. Lógico, existem várias outras personagens femininas marcantes na série, mas se eu  for falar de todas eu fico um ano falando sobre todas.
Menção honrosa para Brienne of Tarth, Asha Greyjoy (Yara é o caralho, HBO), Arianne Martell,  Ygritte, e meu amorzinho Daenerys Targaryen. 

5. Tyrion Lannister

Desculpa, mas o Tyrion precisa de um tópico pra ele. Porque ele é tão foda, que falar dele junto dos outros personagens é injustiça. O Lannister mais novo, vive à sombra do pai poderoso e dos irmãos gêmeos loiros e lindos. Anão e fisicamente feio, Tyrion se armou do único jeito que podia. Se  Jaime é um ótimo cavaleiro e Cersei uma mulher manipuladora, Tyrion tem uma inteligência afiadíssima. Lógico que ele lá tem seus defeitos (uma queda enorme por prostitutas interesseiras), mas ele é um personagem interessantíssimo de se ler. A maneira com que ele entende a própria família e o próprio jogo de poder no qual ele invariavelmente se envolve é incrível. Ele é foda. (SPOILERS! Se você ainda não leu todos os livros, passe para o próximo tópico.) Não vejo a hora de ele conhecer a Dany e os dois tomarem conta de Westeros. Se bem que eu tenho certeza de que isso nunca vai acontecer, porque né. George R.R. Martin é um arruinador de vidas.

4. Personagens multifacetados

Falei das mulheres, falei do Tyrion, agora falo dos personagens em geral. Como os capítulos são escritos através do ponto de vista de alguns personagens, fica mais fácil de perceber como eles são elaborados em tons de cinza (insira piadinha sobre 50 tons aqui). Nenhum personagem é bom ou ruim, nem é o vilão. Cada um tem seus motivos, tem suas vivências, tem seu passado, e cada um acredita que está certo. É fácil vermos Cersei como uma grande vilã, até lermos seu ponto de vista e entendermos o que faz ela agir de determinadas maneiras. Todos os personagens têm algum tipo de interesse, e isso fica bem explícitos. Vemos a história de inúmeros ângulos, e a partir do momento que  você se afeiçoa a determinado personagem, passa a "aceitar" o ponto de vista dele, por exemplo. 

3. Magia em (quase) todo canto

Uma terra onde cada estação pode durar anos. Pessoas que podem entrar na pele de animais. Feiticeiras que conversam com o fogo e vêem em suas chamas o  futuro (Melisandre, minha deusa, uma louca uma feiticeira, R'hllor ela é demais). DRAGÕES. Ao mesmo tempo que Westeros parece sua Europa medieval comum, ela não é nada disso. São detalhes que deixam cada personagem e cada trama mais interessante. 

2. Reviravoltas

Como eu disse anteriormente, George R.R. Martin sabe como prender a sua atenção e o seu interesse. De qual maneira? Sendo imprevisível. Reviravoltas são constantes na série, e dificilmente você sabe quando ela vai acontecer. Por isso que eu digo que é difícil torcer 100% para algum personagem, porque você nunca sabe se na página seguinte  ele continuará vivo, ou com a visão intacta, ou bem. Não existe alívio maior na terra do que terminar um capítulo no qual acontece alguma coisa a alguém e ir procurar no resto do livro se aquele personagem tem mais um capítulo (caso ele seja narrador). Por isso o final de A Dance With Dragons é tão apavorante... porque não teremos outro livro tão cedo para ficarmos aliviados.

1.  O livro vai literalmente despedaçar sua alma

George R.R Martin é quase um dementador. Ele se alimenta das suas esperanças e  dos seus sentimentos. Ele arruina vidas. Se você realmente quer ler essa série, tenha isso em mente. Eu era uma pobre menina desavisada quando comecei a ler, então me ame por estar te avisando isso em tempo.
VOCÊ TERÁ SENTIMENTOS E ELES SERÃO ESMAGADOS POR UM VELHINHO DE SUSPENSÓRIO, BARBA BRANCA E SORRISO AMIGÁVEL QUE DEMORA QUINHENTOS ANOS PRA ESCREVER LIVROS.


E dia 31 de março tem a terceira temporada de Game of Thrones na HBO, OREMOS.


1 comentários.:

Gabi on 20 de novembro de 2012 às 22:06 disse...

Seeeempre vejo esses livros e fico curiosa! Agora fiquei mais ainda, hahahahaa. Quem sabe nas férias eu consiga pegar pra ler!! :)

http://www.officialgabi.blogspot.com.br/

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos