domingo, 18 de agosto de 2013

#23 - O que ninguém quer ouvir

written by Larissa Rainey at 20:47

(Não vou me esconder em metáforas porque essa não é a hora de ser poética).
O ruim de viver na minha bolha é que, por mais que ela seja um lugar terrível, ainda é melhor que esse tal de mundo real.
Se você não sofre de nenhum problema mental, se você nunca chegou ao lugar mais horrível e escuro do seu ser, parabéns. Cola aqui essa estrelinha dourada na testa e fique quieto.
Quando você tem câncer, ninguém diz que é frescura. Ninguém diz "isso é uma fase" para um paciente terminal. Ninguém diz "sorria e saia de casa que a vida vai melhorar". Ninguém diz que isso é "falta de pica". Eu sei disso porque meu avô lutou contra o câncer durante uns 20 anos - entre tumores que iam e voltavam. Ninguém nunca disse essas coisas para ele. Pelo contrário. Sempre o apoiaram nas tantas quimioterapias, radioterapias, cirurgias, etc. 
Mas vai falar da depressão da minha vó. Vai falar da minha depressão, para você ver como a situação muda.
Sim, câncer e depressão são doenças bem diferentes e você não precisa apontar esse dedo pra mim. São duas doenças bem diferentes, com tratamentos diferentes - e o estigma social que as acompanha são totalmente diferentes.
Se eu começar a falar extensivamente sobre minhas crises depressivas e todos os problemas que uma doença dessas acarreta, não vai demorar para falarem que eu sou uma mimada procurando atenção. Honestamente?
Sim, eu quero que você preste atenção em mim - porque é graças a pensamentos como o seu que trocentos outros depressivos não procuram tratamento.
É essa mania maldita de achar que é tudo frescura, fase, que "vai-passar", que a sua família é igual aos comerciais de margarina que muitas pessoas que sofrem com doenças mentais não querem procurar ajuda.
A quantidade de vezes que me olharam feio quando eu digo que faço terapia e que já tomei remédios é absurda.
"Ah, mas você não precisa de remédios."
Você é médico? Psiquiatra? Você sabe quais são as minhas necessidades? Você está dentro da minha cabeça e sabe o que eu me sinto? Você conhece as substâncias que correm pelo meu cérebro que fazem eu me sentir desse jeito? Não, né? Ok. 
"Terapia? Isso é coisa de quem não tem Deus no coração nem amigos."
Se eu precisar de gente como você para entender a minha cabeça, estou fodida.
"Isso não é depressão, você só está meio solitária."
Até quando você vai achar que convívio social é a melhor coisa para uma pessoa com qualquer tipo de distúrbio mental? Cada crise é uma crise, cara pessoa abelhuda.
"Você devia pegar todo esse dinheiro que gasta com terapia pra ir viajar". (Sem brincadeira, eu realmente já ouvi isso.
Imagina que louca essa viagem, hein.
Agora, vamos falar de fatos e de gente que é mais respeitada que uma mera ruiva no mundo:
  • "Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta cerca de 340 milhões de pessoas e causa 850 mil suicídios por ano em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 13 milhões de depressivos." Ah, mas é tudo um bando de frescurento né, pra quê  se preocupar? (fonte)
  • "Quem já teve um episódio de depressão no passado corre 50% de risco de repeti-lo. Caso tenha tido dois casos, a probabilidade de voltar a ter a doença pode chegar a 90%, sendo essa percentagem superior em caso de três episódios." Ah, mas é só uma fase. Vai passar logo. (fonte)
  • "A Depressão é apontada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como a quinta maior questão de saúde pública e até 2020 deverá estar em segundo lugar." (fonte)
  • "Muitas vezes, não é diagnosticada nem tratada de maneira adequada. Hoje a doença é a quarta causa global de incapacidade e deve se tornar a segunda até o ano de 2021. Além disso, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 75% das pessoas com depressão não recebem tratamento adequado." E você ainda trata feito bosta quem procura tratamento, Valeu aí, campeão. (fonte)
  • "De acordo com um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência da doença no último ano, com 10,8% da população apresentando o distúrbio mental. " (fonte)
  • "Por que quando qualquer outro órgão do seu corpo para de funcionar você ganha simpatia, mas quando o seu cérebro para de funcionar você ganha sigilo e vergonha?" -  frase de Rick Warren, cujo filho sofria de depressão e que publicou um livro para ajudar a diminuir a estimagtização de doenças mentais. (fonte)

Espero que depois desse pequeno texto, você se eduque e seja uma pessoa a menos que estigmatiza doenças mentais. A gente não precisa de mais vozes falando que somos incapazes e que nossos sentimentos não são válidos.
Beijos no seu cérebro perfeitamente funcional.


1 comentários.:

João on 19 de agosto de 2013 às 08:13 disse...

É curiosa essa estigmatização das doenças mentais. As pessoas até se ofendem quando se diz que algum sintoma físico é provocado pelo psicológico - e defendem-se dizendo: "Mas eu tô sentindo, não é psicológico!". Esse preconceito com tudo que venha da cabeça ainda é resquício da ignorância com que foram tratadas as questões acerca de saúde mental na história da humanidade.

Cabe dizer, como psicólogo, que a depressão não precisa ser tratada com remédios - a psicanálise mostra inúmeros avanços na clínica da depressão, mesmo no caso das alterações nos níveis de neurotransmissores. A medicação de tudo que aparece é característica do nosso tempo, mecanicista e imediatista - e parte da culpa da depressão ter se tornado tão frequente é justamente o mecanicismo atual.

Enfim, ótimo texto. :]

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos