domingo, 11 de agosto de 2013

A Liberdade Sexual de Sookie Stackhouse

written by Larissa Rainey at 00:14

Já aviso: se você não curte True Blood, esse post não é pra você. E tem spoilers. E ~fotos picantes~.
Se eu ganhasse um real para cada comentário do gênero "a Sookie-dá-pra-qualquer-um", eu estaria rica. Não importa onde eu esteja, tem sempre alguém metendo o bedelho na vida sexual dela. Mas algo soava errado pra mim sempre que alguém comentava esse tipo de coisa - não só porque essa mania de "valorizar" alguém pela vida sexual seja completamente errada, e sim porque... a Sookie não dá pra qualquer um. 

Logo na primeira temporada, a Sookie é uma mulher beirando a casa dos 25, 26 anos. Como ela é telepata, seus relacionamentos com o sexo oposto nunca deram certo. Bom, ler o pensamento dos outros deve ser um pesadelo, ainda mais quando "os outros" são os caras que querem algo com você. Essa é uma das razões que fez com que ela nunca se envolvesse com o Sam - que é o dono do Merlotte's, bar onde ela trabalha.


O Sam sempre deixou claro que queria algo com a Sookie (e por mais que ela tentasse não ler os pensamentos dele... acontecia). Mas ela nunca quis se envolver com o chefe, e preferiu que eles ficassem apenas como amigos e colegas de trabalho. Também conta aí o fato de Bon Temps ser uma cidade pequena cheia de gente fofoqueira, e Sookie não queria ser alvo de (mais) atenção. Não é legal ser telepata, gente. Ela poderia ter ficado com ele. Mas escolheu que era melhor deixar pra lá. (spoiler dos livros): CÊ ME ESCUTOU, CHARLAINE HARRIS? A SOOKIE NÃO QUERIA O SAM. PARABÉNS.


O primeiro homem com quem Sookie se relacionou foi o vamprio Bill Compton. Além dele ser o tal "cavalheiro sulista" (pelo menos era na época), ela não conseguia ouvi-lo. O que era um alívio. Isso permitiu com que ela finalmente pudesse se aproximar de alguém, sem preciar se esforçar para manter a ~privacidade~ da outra pessoa. Bill permitia que Sookie fosse ela mesma e que descobrisse seu lado sexual, que sempre foi tão negligenciado pela sua telepatia.  Sookie amava e desejava Bill - e isso era evidente nas trocentas cenas de sexo que eles tiveram.

Rolou até sexo no cemitério, gente.

E na quarta temporada, no sexto episódio, ela finalmente tem o seu segundo parceiro sexual - Eric Northman. Com ele, a coisa foi diferente. Ela tinha nojo e repulsa dele, e foi só quando Eric perde a memória e mostra um lado mais sensível que ela decide se entregar a ele. Não que ela não fantasiasse sobre ele e não se sentisse confusa com esse desejo todo.

melhor cena melhor ator melhor tudo

finalmente. <3

"Mas e o Alcide, Larissa???"
Sempre interpretei eles como um esforço maior do Alcide do que da Sookie. Ele queria impressioná-la, mostrar que era confiável e superior aos vampiros que tanto a enganaram. Ele também queria se livrar da Debbie Pelt - que mais era pesadelo do que outra coisa. Também olho o interesse do Alcide na Sookie como uma mulher mais "ingênua" que ele pensava ser capaz de manipular. Ele tem essa necessidade de liderar e ser centro das atenções, mesmo mascarando isso com uma falsa modéstia. Vamos lembrar também dessa cena - ele começa a despejar seus sentimentos e a primeira coisa que Sookie fala é: "Alcide, don't". Ela tenta falar "cara, cê tá puto ca Debbie, ok, é normal." Mas ele continua. E a única vez que a Sookie decide fazer algo com ele, ela tá bêbada e ♥♥♥ vomita nele ♥♥♥
E, na sexta temporada, Sookie tem algo com Ben/Warlow. Como eu sou uma péssima truebie, não vi ainda muitas cenas deles, então nem vou me demorar muito no "relacionamento" deles.

O que eu quero dizer com tudo isso?

Sookie é uma mulher jovem no fim de seus vinte anos que recentemente teve seu despertar sexual. Ela está aprendendo a flertar, a retribuir interesse quando quer e a afastar quando não quer. Quando ela quer, ela faz sexo. Quando ela não quer, ela não faz. Sookie finalmente descobriu que só tem uma pessoa que controla sua vida sexual: ela mesma. E ela tem todo o direito do mundo de usufruir dessa liberdade.

A maneira com que muitas pessoas reagem a este comportamento dela fala muito sobre a maneira com que encaramos as relações sexuais. Talvez por ser a protagonista da série, a Sookie é mais criticada e questionada por seus affairs do que outros personagens. Poucas pessoas detestam o Jason por suas trocentas parceiras, e apesar de ter tido mais romances que a Sookie, Sam ainda tem o posto de bom moço da série.

Mas no final das contas, nada disso importa. O valor de uma pessoa não está na quantidade de sexo que ela faz, nem a maneira com que ela faz sexo, nem com quantos parceiros ela tem. Se a maneira com que uma pessoa vive sua sexualidade te incomoda, tá na hora de repensar esses seus incômodos. Todos nós temos autonomia para explorarmos relacionamentos e sexo da maneira que bem entenderemos. Muitas pessoas preferem vínculos emocionais, outras não veem problema em sexo casual. Nenhuma dessas maneiras está certa ou errada. Você escolhe. Você está no controle.

Ter respeito próprio não significa tomar determinada atitude para manter uma reputação que agrade aos outros e sim se conhecer o suficiente para fazer escolhas que te deixem feliz. Você nunca vai fazer ninguém 100% satisfeito - as pessoas gostam de procurar coisa para criticar. Então de que adianta viver sua vida pelos moldes alheios sendo que dificilmente isso vai dar certo?

Sookie Stackhouse desabrochou. Lide com isso.


0 comentários.:

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos