sábado, 12 de novembro de 2011

Mansfield Park (2007)

written by Larissa Rainey at 20:53

Não sabia exatamente por onde começar a escrever sobre a adaptação para a TV de Mansfield Park. Eu quis assistir este filme por dois motivos: o primeiro, é porque eu já li o livro a um tempinho atrás e gosto bastante da Jane Austen. O segundo, é porque tem a Billie Piper como Fanny Price. Pra quem não conhece a Billie, ela foi a Rose Tyler em Doctor Who. Mesmo após ler reviews péssimas sobre o filme, decidi assisti-lo e tirar minhas próprias conclusões.
Se você quer assistir Mansfield Park - a versão de 2007, pois tem outra mais antiga de 1999 - esperando que seja uma adaptação fiel ao espírito dos livros, sugiro que você releia o livro e não se incomode em ver o filme.
Para quem nunca assistiu, ele pode suprir a necessidade do espectador de ver um filme leve sobre desencontros amorosos no século 18. Fanny Price foi morar com seus tios, Sir Bertram e Lady Norris. Sempre fizeram questão de lembrá-la que ela era a "prima pobre", e ela nunca foi muito feliz - e seu único amigo é o primo Edmund. Mas durante a ausência de seu tio em uma viagem de negócios, Fanny sente-se mais livre e passa a divertir-se um pouco mais - até que Henry e Mary Crawford, dois irmãos que amam a vida em sociedade, aparecem em suas vidas. Edmund - que pretendia se tornar padre - apaixona-se por Mary. Mas é claro que Fanny é apaixonada por Edmund, e se vê numa situação complicada quando recebe a atenção de Henry.
Não achei que a escolha de Billie para o papel tenha sido muito sensata - ela passa a impressão de ser uma mulher forte e questionadora, e atuar como uma moça amável e sensível não é seu forte. Hayley Atwell estava perfeita como Mary - interesseira, materialista e muitas vezes manipuladora. Outro ponto fraco do filme é a pouca versatilidade de cenários - talvez causada por baixo orçamento, mas um filme todo que se passa nos mesmos lugares dá a impressão de ser chato ou mal feito. Claro, se o roteiro for sensacional, o que não é o caso - mesmo sendo baseado num livro da Jane Austen.
Com suas falhas e com alguns acertos, não posso dizer que não gostei do filme - mas definitivamente não entrou nos meus favoritos.

0 comentários.:

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos