domingo, 13 de novembro de 2011

Top 10 - Musicais

written by Larissa Rainey at 22:32
Todo mundo que me conhece sabe que meu gênero favorito de filme são os musicais. Simplesmente não resisto a eles desde que me conheço por gente. Então, resolvi compilar aqui os meus 10 musicais favoritos (por enquanto, porque vamos concordar que existe muito musical a ser visto ainda!).


10 -  "Moulin Rouge - Amor em Vermelho"

Eu tenho o péssimo hábito de lembrar a primeira vez que vi certos musicais... Com Moulin Rouge não foi exceção. Eu estava na praia, e o filme passou na Globo e eu fiquei encantada. É um dos meus filmes favoritos com a Nicole Kidman, e não tem como não se apaixonar pelo Ewan McGregor. Não. Tem. Uma das cenas que eu mais amo é a Satine cantando Diamonds are a Girl's Best Friends. A Nicole tá um absurdo de linda cantando, os closes no rosto dela, a roupa, a iluminação, a reação dos homens.... Tudo é lindo e nada machuca.

9 - "Sweeney Todd - o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet"
Não, não é o melhor filme da parceira Burton + Depp, e não é a melhor atuação dele, mas eu não consigo não gostar de Sweeney Todd. Gostei muito do Johnny cantando, a Helena Bonham Carter está uma fofura, e eu adoro ver o Sacha Baron Cohen fazendo filmes mais sérios (Brüno foi uma das maiores decepções da minha vida).  A minha música favorita, entretanto, não tem Johnny nem Helena: tem a Jayne Wisener como Johanna cantando Green Finch and Linnet Bird. Pra quem gostar dessa versão, tem essa aqui também, com a Celia Keenan-Bolger de Johanna. Puro amor.

8 - "Dançando no Escuro"

É um musical inusitado e bem melancólico, mas não deixa de ser lindo. Lars von Trier e Björk reunidos para contar a história de Selma, uma mulher com uma grave doença que a faz perder a visão gradativamente e que guarda centavo por centavo para pagar uma operação ao filho, evitando que ele tenha o mesmo destino. É delicado e apaixonante - e por Selma enxergar muito pouco, a importância que o som e os movimentos corporais têm no filme são incríveis. Um exemplo dessa delicadeza está aqui, mas a minha cena favorita é a final... Final tristíssmo, mas não menos lindo... 

7 -  "Repo! The Genetic Opera"

Se eu colocasse esse musical mais para baixo da minha lista, eu estaria mentindo para mim mesma e para você, caro leitor. Pra você que nunca ouviu falar, é um musical futurista que beira o trash, com a Alexa Vega, Anthony Stewart Head, Sarah Brightman e a Paris Hilton. Sim, você leu certo. Sarah Brightman e Paris Hilton no mesmo filme. É guilty pleasure, é loucura total, mas eu amo - simplesmente por ser diferente e não tão pretensioso. O destaque do filme é o Terrance Zdunich cantando, esse lindo. 

6 - "Os Produtores"

Adaptação do musical da Broadway feito pelo Mel Brooks, essa versão cinematográfica tem Nathan Lane, Matthew Broderick e a Uma Thurman como uma sueca linda e esperta. Como qualquer coisa tocada pelo Mel Brooks, é engraçado, irônico, e cheio de reviravoltas. O objetivo dos protagonistas é um só: fazer um musical que seja um desastre total - para ganharem mais dinheiro. A cena mais conhecida é Springtime for Hitler, e se eu ainda não te convenci a ver o filme, te convencerei com três palavras: John Barrowman loiro
(desculpa, mundo, mas eu não resisti)

5 - "Hedwig: Rock, Amor e Traição"
 
Antes de escrever sobre o filme gostaria de saber quem foi a pessoa linda que resolveu dar este título ao filme. Originalmente, ele se chama Hedwig and the Angry Inch, e fica bem mais interessante. Hansel é um jovem da Berlin Oriental que se apaixona com um policial norte-americano. O policial pretende se casar com Hansel e levá-lo para os Estados Unidos, mas para isso Hansel precisa passar por uma cirurgia de operação de sexo. Hansel então torna-se Hedwig numa operação não muito bem sucedida. Cheia de dúvidas sobre o amor e sua cara metade, Hedwig se vê amargurada quando ensina ao jovem Tommy tudo o que sabe sobre rock'n'roll e logo se vê jogada fora. A trilha sonora é incrível, o roteiro também, as atuações são excelentes, e apesar de ser um filme visualmente marcante, a delicadeza com que as dúvidas e incertezas de Hedwig são tratadas são excelentes. Veja essa cena aqui e assista o filme inteiro. Agora.

4 - "Cinderela em Paris"

Tem a Audrey Hepburn fazendo o que sabe fazer de melhor: sendo linda, fofa e incrivelmente talentosa. Também tem Fred Astaire cantando umas das minhas músicas favoritas, Funny Face. Tem Paris sendo uma cidade linda e encantadora... esse musical é puro charme. Afinal de contas, como descrever um filme com um ato musical chamado Think Pink?  Lindo, lindo, lindo!

3 -"Os Homens Preferem as Loiras"

Marilyn Monroe e Jane Russell são, respectivamente, as cantoras Lorelei e Dorothy. O noivo de Dorothy convida as duas a um cruzeiro por Paris - e o pai do noivo contrata um detetive particular para provar ao filho que Dorothy está sendo infiel. O filme é muito engraçado e os números musicais ajudam a construir o ícone Marilyn Monroe. Afinal de contas, foi ela ensinou pro mundo inteiro quem são os melhores amigos das mulheres...

2 - "The Rocky Horror Picture Show"

Não sei por onde começar a descrever esse musical. Só sei que é icônico, é incrível, e te desafio a ver esse musical sem ficar com Time Warp na cabeça. O filme todo é muito bom, e se me deixarem eu grito a trilha sonora inteira. RHPS é uma grande homenagem aos filmes B de ficção científica, é musical, é paixão, é completamente maravilhoso! E não, eu não posso deixar de falar do sr. Tim Curry. Vem ser um doce travesti aqui, seu lindo! Isso soou estranho, mas eu não quero nem saber.

1 - "Chicago"

Lembram que quando eu falei do Moulin Rouge, eu disse que tinha o hábito de lembrar a primeira vez que eu vi certos musicais? Então. A primeira vez que eu vi Chicago eu tinha 11 anos. Minha mãe tinha alugado, e eu vi sozinha - eles estavam assistindo outro filme. E quando eu realmente assisti... Foi o primeiro filme que realmente chamou minha atenção. Na hora eu criei uma obsessão tão grande por Chicago que eu sempre alugava o filme quando podia - o que deixava minha mãe muito estressada - e antes de ganhar o dvd de colecionador quando eu tinha 15 anos, eu já sabia cantar todas as músicas. Chicago é um vício que eu tenho até hoje, é o meu filme favorito até hoje. Tem uma reflexão fantástica sobre a mídia, sobre a imprensa, sobre a lei, sobre a ascenção à fama, tem interpretações maravilhosas, a trilha sonora é perfeita... Aliás, 'perfeição' é uma palavra que se aplica bem a Chicago. É ácido, é engraçado, é sensual, é vingativo, é perfeito. Velma Kelly e Roxie Hart formaram meu caráter, simplesmente. E é graças a Chicago que eu estou escrevendo essa lista, já que foi o filme que fez com que eu conhecesse o maravilhoso mundo dos musicais. Pra fechar esse top 10 com chave de ouro, diamante, e todas as pedras preciosas do mundo, lá vai: the Cell Block Tango. Eu ainda me arrepio vendo essa cena, depois de 8 anos. 


BÔNUS:   "Piaf - um Hino ao Amor"

Não está entre os 10 por não ser um musical propriamente dito, e sim um filme musical (tem diferença sim, acredite ou não). É o filme que deu notoriedade e um belo Oscar pra Marion Cotillard. É um musical diferente dos outros que citei até agora, por ser também uma biografia. A forma com que o Dahan abordou a vida da Piaf foi completamente pertinente. É um filme intenso, sobre uma mulher que viu muita coisa e sofreu muita coisa. É francês até dizer chega, e a trilha sonora... Tem como não gostar da Edith Piaf? Até tem, mas não sei se confio em gente que, pelo menos, não reconhece o talento da Piaf. E essa cena é o ápice da intensidade.

E aí, curtiram a lista? Quais são os seus musicais favoritos? Não se esqueçam de deixar um comentário, principalmente sugestão de assuntos/filmes.

2 comentários.:

Karl disse...

Já comentei, mas não custa deixar aqui a sugestão: uma lista de musicais... incomuns, no enredo, na produção, no estilo. Coisas como Little Shop of Horrors, Cannibal! The Musical, ou o musical de O Médico e o Monstro, Evil Dead The Musical, Toxic Avenger The Musical, etc...

Karl disse...

Ah, e sobre o post, acho que o unico que eu não teria posto na lista é Sweeney Todd, mais pelo musical original ter sido picotado demais do que qualquer outra coisa.

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos