quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive)

written by Larissa Rainey at 21:42
Nem é o pôster do filme, mas a foto tá perigosa e bonita então vai essa mesmo. Laura Harring, David Lynch e Naomi Watts

Vou ser sincera: quando comecei a assistir Cidade dos Sonhos, achei que seria mais um daqueles filmes superestimados que todo mundo diz adorar. Mas eu provei do meu veneno e, uma hora de filme depois, fui cativada completamente. E sendo sincera novamente, adoro provar do meu veneno no que se refere à filmes. 
Betty (Naomi Watts) é uma atriz iniciante que se muda de Ontário para Los Angeles, na casa de sua tia. Em seu primeiro dia na nova e excitante cidade, ela encontra Rita no banheiro da casa - acreditando que Rita era uma amiga de sua tia. Mas Rita (Laura Harring) é uma mulher misteriosa que, após um acidente na Mulholland Drive, perde sua memória. Betty, irritantemente solícita, decide ajudar Rita a descobrir quem ela é. Procurando por pistas, Betty e Rita se perdem num mundo de detalhes, sonhos e ilusões que levam a três pontos comuns: uma enigmática caixa azul, o aterrorizante teatro Silencio e o diretor Adam Kesher (Justin Theroux). E não é relevante pra trama, mas o Adam acaba sendo traído pela esposa com o pai da Hannah Montana e enfurecido, pinta de rosa todas as suas jóias. (Larissa, apontando coisas irrelevantes desde 1992).

O começo é mais lento, com sequências que ambientam a trama - mas a ação começa mesmo depois da primeira hora. Eu particularmente gosto muito do desenvolvimento e crescimento da relação entre Betty e Rita. Betty é a sonhadora, simpática, atenciosa, solícita  - e muitas vezes, irritante. Já Rita é sedutora, perdida, sem saber para onde ir. Uma é o oposto da outra, e jogo de opostos sempre é interessante.
Acho que é perda de tempo falar sobre David Lynch e sua maneira única de dirigir. É óbvio que se trata de um diretor que sabe muito bem o que faz, sabe qual detalhe deve ser destacado e como, sabe dar forma a um roteiro interessante e que talvez se fosse feito por outro diretor, teria se perdido e se transformado num filme chato e sem sentido.
"Cidade dos Sonhos" é, com certeza, um filme notável. E não achei tão creepy assim, como disseram pra mim que era.



2 comentários.:

Sandro XP on 30 de dezembro de 2011 às 12:30 disse...

Um dos meus filmes favoritos, acho que fica mais creepy quando você tenta juntar todas as pontas soltas no eixo psicológico dos personagens, não só a caixa azul mas a chave, o cinzeiro, o telefone, o cowboy, etc., revelam um surrealismo incrível! Eu gosto.

celle coelho on 30 de dezembro de 2011 às 14:09 disse...

Odiei esse filme com todas as forças. Assisti na faculdade e foras as horas mais 'wtf' da minha vida. Mas é porque eu num entendi bosta nenhuma e não sou cult o suficiente pra isso :P

Bjs

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos