terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Ator da Semana: Alexander Skarsgård

written by Larissa Rainey at 23:20
Pois é, agora o Inside the Secret Window (Janelinha Secreta pros íntimos) tem uma coluna semanal. Toda semana eu vou escrever sobre algum ator/atriz que eu gosto e recomendar alguns filmes ou séries deles. E pra começar com chave de diamante sueca, o escolhido dessa semana é o Alexander Skarsgård.

Pega um leque, começa a se abanar e vem comigo.


Alexander Hjalmar Johan Skarsgård (repita isso 5x rápido) nasceu dia 25 de agosto de 1976 em Estocolmo, na Suécia. O pai dele é o Stellan Skarsgård, um ator já conhecido mundo afora. Ele começou a atuar aos 8 anos, no filme Åke och hans Värld. Mas logo percebeu que a vida pública não era pra ele, e resolveu se afastar por um tempo. Fez faculdade de Ciências Políticas, foi fuzileiro naval (!!!) e então, 10 anos depois, decidiu voltar a atuar. Morou um tempo em Leeds e em Nova York, mas decidiu permanecer na Suécia. Lá, começou a fazer papéis na televisão e no cinema. Seu primeiro papel numa produção internacional foi em Zoolander (Ex-squeeze me, but have you ever heard of styling gel?), mas foi interpretando o sargento Brad Colbert em Generation Kill, uma minissérie da HBO, que ele começou a ser mais notado. Eu acho incrível essa minissérie como um todo, acho pertinente e gosto da abordagem. E quando ele foi escolhido para interpretar o vampiro Eric Northman na série True Blood - também da HBO - é que ele realmente ficou conhecido.





O que mais me chama a atenção no Alexander (e não vou começar a falar dos atributos físicos porque acho que todo mundo aqui já entendeu que ele é alto, sueco, forte e lindo) é a expressividade dele. Uma das minhas cenas favoritas em True Blood é a cena em que Eric se despede de seu criador, Godric. O Alexander sabe passar muito bem como são esses laços de sangue, como o criador é importante para um vampiro, e aliás todas as cenas da segunda temporada em que o Eric fala sobre o Godric são tocantes. Se vê uma grande humanização do personagem - que até então era visto como o vilão, como o vampiro malvado que queria tirar a mocinha do herói. Aliás, o personagem é forte e tem uma evolução incrível - tanto nos livros quanto na série - e acho que a escolha do Alexander pra interpretá-lo foi mais do que acertada. Mas nem só de True Blood vive Alexander, e ele também está em dois filmes que eu gosto bastante: Metropia (mencionado nesse post) e Melancholia, do Lars von Trier.
Aliás, ele está ótimo em Melancholia - acompanhando as confusões mentais da esposa, se vendo impotente diante de sua queda, um homem que está apaixonado por uma mulher que jamais poderá acompanhá-lo em seu futuro. E aliás, Melancholia é um filme ótimo, assista-o. Eu cheguei a escrever sobre Melancholia, postarei a resenha depois.
Alexander tem muito a oferecer ainda, porque é um ator que não tem medo em se entregar em seus papéis e tem uma sensibilidade e expressividade enormes.

Recomendo:
Generation Kill
True Blood
Metropia
Melancholia

Até semana que vem! 8D


PS: agradecimentos especiais ao Raine que teve essa belíssima idéia

1 comentários.:

Raine on 27 de dezembro de 2011 às 23:27 disse...

Arrasou :D Semana que vem tem que ser uma atriz, então! (FEEDBACK)

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos