segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sugestão Literária: The Hunger Games

written by Larissa Rainey at 16:38
Percebi que até agora eu não fiz um único post sobre livros. Pra remediar esse terrível fato, decidi escrever sobre a primeira parte de uma trilogia que conquistou meu coração: The Hunger Games, ou em português, Jogos Vorazes. 

Eu não vou começar dizendo que o primeiro livro, The Hunger Games, conta a história de Katniss Everdeen. Ele dá um pontapé para um mundo que passamos a conhecer mais profundamente nos próximos livros, como é natural em toda série. A história se passa no futuro, mais precisamente na área que costumava ser os Estados Unidos. Após várias guerras, bombeamentos e dificuldades naturais, foi criado Panem - formado por doze distritos, cada qual com suas responsabilidades. Um distrito fornece eletricidade, o outro tecidos, um tem melhores condições para agricultura, outro para mineração e assim por diante. Todos os distritos são controlados pelo Capitol, de maneira extremamente rígida. Para lembrar a população de sua força, o Capitol financia anualmente os Hunger Games. Um  menino e uma menina de cada distrito são enviados para a Arena, onde vão encontrar várias dificuldades e serão forçados a assassinar os outros para sobreviver. Apenas um tributo deve sobreviver - e este é declarado vencedor. Os Hunger Games são um espetáculo televisivo, um show de horrores que se transformou em hábito cultural dos moradores de Panem. Esse é o mundo em que vive Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos que é independente e fria demais para sua idade. Ela mora com sua mãe e sua irmã mais nova, Prim. Moradoras do distrito 12 e sempre passando dificuldade, Katniss é uma excelente caçadora e conta com a ajuda de Gale, seu amigo de infância. Tudo estava bem até que Prim é selecionada como tributo para os Jogos. Katniss se oferece para ser tributo no lugar de sua irmã - então, ela e Peeta Mellark são nomeados tributos do Distrito 12. Eu gostei bastante do primeiro livro - principalmente da descrição psicológica de cada personagem e da maneira com que Katniss evolui na trama. Algumas mortes são rápidas e sem significado, e outras (como a de Rue) são emocionantes e servem de impulso para que Katniss continue lutando.
Suzanne Collins tem uma escrita consistente e conseguiu criar uma heroína cheia de defeitos e que sabe lidar com as dificuldades sem precisar de ajuda a cada instante. Fora dizer que o ambiente em que a história se passa é naturalmente tenso e agitado. Eu amei a trilogia inteira, mas em especial eu amo os outros dois livros: Catching Fire ("Em Chamas") e Mockingjay ("A Esperança") - simplesmente por perceber a evolução dos personagens e das tramas. A Katniss que começa a narrar Hunger Games é completamente diferente da Katniss que narra as páginas finais de Mockingjay. Eu me apeguei facilmente aos personagens e ao "mundo" de Hunger Games.

Em março de 2012, sai a adaptação cinematográfica e o trailer despertou mil emoções em mim (fangirl detected). Amei a Jennifer Lawrence como Katniss, acho que esse filme tem potencial pra ser muito bom. Só não gostei dos atores que fazem o Peeta e o Gale, nenhum deles me convenceu muito pelo trailer. Também não gosto da idéia do Lenny Kravitz  (!!!) como Cinna, mas temos que esperar o filme sair. :(

0 comentários.:

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos