segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

No que você foi lesado hoje?

written by Larissa Rainey at 10:50
Eu deveria estar me arrumando para o meu belíssimo curso de Excel, mas não consegui me segurar e vou escrever sobre isso enquanto as opiniões ainda estão frescas na minha cabeça.
Todo mundo que usa o twitter sabe que nos TTs do Brasil, a hashtag #Sancion171  tá em primeiro lugar. Pra que não é do ~fandom~ esmaltístico, vamos lá: tem empresa picareta e BURRA (porque pra mim isso é o cúmulo da burrice) colocando adesivinho em cima de produtos que não fabricam. Se fosse só isso, ainda tava bom, existem outros mil problemas com a Sancion Angel em vários outros blogs, reclamações ad infinitum. Tem uns links bem legais aqui, não vou ficar postando tudo porque apesar de tudo, não é esse o intuito do post.
A dona da marca fez um pronunciamento sobre todas essas reclamações. Devo ressaltar um pedaço do pronunciamento:

"Agora, termino perguntando.
Em que foram lesadas?
Porque nós atendemos a maioria e aumentamos o numero de glittters de um esmalte?
Ou pelo fato da Unique ter comprado um produto caro, bom e importado e ter repassado a voces no mesmo preço que seria o dela só para nao deixar de atendê-las?"

Só pelo fato da própria dona não entender (ou fingir que não entende) a postura incorreta, acho que já dá pra concluir uma ou duas coisas sobre a empresa. Se você não produz um esmalte, ímã, seja lá o que for, não coloque adesivinho fuleiro em cima pra fingir que produz. Propaganda enganosa só ferra a empresa, em qualquer ramo. Ainda mais em tempos em que a social media está em todos os lugares e todo mundo reclama sobre tudo. É de uma burrice tremenda. Eu cheguei a comprar um holográfico e alguns flocados da SA - além do holográfico não formar prisma, os pincéis dos flocados são terríveis. Parei de comprar depois que vi vários blogs reclamando sobre a marca, e percebi que pagar 12 reais num esmalte nacional que não cumpre o prometido é besteira (queen of the obvious, novamente). Marca boa mesmo é aquela marca que até demora para lançar certas novidades, mas quando lança é uma coleção absurdamente linda e maravilhosa, com holográficos que formam prisma até em dia nublado e ruim em São Paulo.

E a pergunta da dona me faz questionar sobre todas as coisas que somos lesados diariamente e não reclamamos - em todos os ramos. As empresas parecem fazer questão de nos enganar, de agir de má fé, tudo em benefício próprio. Ok, o ser humano não presta, tô sabendo, mas ficar enganando consumidor dá dois trabalhos: o de enganar e de depois consertar a cagada que fez. E errado também é o consumidor que aceita passivamente ser enganado - e eu sou rainha nisso. Não apenas como consumidores, mas principalmente como cidadãos.

Agora eu jogo a pergunta pra você, caro leitor: No que você foi lesado hoje? Tem como mudar? Se tem, mude. Porque enquanto as empresas tentarem imperar sobre seus consumidores, mais picaretices como essa que eu acabei de citar vão continuar acontecendo e todo mundo vai achar que tá tudo bem sempre.

Beijo no seu coração. 

PS: Esmalte is serious business.

1 comentários.:

celle coelho on 9 de janeiro de 2012 às 12:42 disse...

Em que eu fui lesada? Se pelo menos o esmalte fosse de graça eu não estaria reclamando né querida, mas 10 rial num vrido e perguntar EM QUE EU FUI LESADA é brincadeira.

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos