segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Top 10 - Covers que você deveria ouvir

written by Larissa Rainey at 21:55
Existem músicas ótimas, e que todo mundo gosta. E existem bandas que fazem covers tão bons, mas tão bons, que ficam até melhores que as originais. E o Top 10 de hoje é sobre esses covers incríveis e que você realmente deveria escutar.




10 - Rock'n'roll Suicide
A Original                                       O Cover
David Bowie                                   Revue Noir

David Bowie dispensa apresentações -  se você não sabe quem é David Bowie, nada posso fazer além de lamentar. Revue Noir é uma banda de dark cabaret, cujas influências vão desde o cabaret decadente e emotivo até as noites de tristeza de uma Europa pré-Segunda Guerra Mundial. Eles só tem um álbum, chamado Anthology Archive - que é de onde surgiu esse cover. Se a música original já é deprimente, o cover deixa isso ainda mais explícito. Não tem como não ouvir o cover sem se imaginar bebendo alguma coisa forte, em algum bar decadente, e alguma mulher de cabelos escuros e meia fina rasgada cantando. O ambiente intimista dá mais significado à letra. Também recomendo ouvir o cover ao vivo, fica mais decadente e triste ainda.

9 - Purple Haze
A Original                                       O Cover
                                The Jimi Hendrix Experience                       Nigel Kennedy

Novamente, Jimi Hendrix dispensa apresentações. Purple Haze é uma das faixas do famosíssimo Are you Experienced, álbum lançado em 1967, bem psicodélico e característico do fim dos anos 60. Já o violinista Nigel Kennedy começou sua carreira na música clássica, mas logo adicionou outros elementos à sua obra. Seu álbum The Kennedy Experience bebeu completamente da fonte de Hendrix, e Purple Haze é simplesmente um cover maravilhoso. Amo o álbum inteiro, pra ser bem sincera. 

8 - In the Hall of the Mountain King

A Original                                       O Cover
                                             Edvard Grieg                                    Apocalyptica              

Edvard Grieg é um compositor e pianista norueguês; In the Hall of the Mountain King é uma de suas composições mais famosas. Apocalyptica é uma banda finlandesa com três violoncelistas e um baterista, e sua marca registrada é usar influências da música clássica e do metal para criar músicas absurdamente maravilhosas. Escute as duas versões e veja a diferença (não que a versão do Grieg não seja maravilhosa, e é. Só são diferentes, e dá pra perceber que os caras do Apocalyptica não perdem tempo e sabem o que estão fazendo). E é pra escutar a música, não ficar babando nos cabeludos descamisados do clipe... que nem eu estou fazendo agora... er... enfim, né, próximo item!

7 - Beautiful 

A Original                                       O Cover
                                         Christina Aguilera                                 Elvis Costello

Sendo bem sincera, eu não gosto da música original. A letra é boa e tal, mas eu não suporto a voz da Christina nessa música, não sei por que. Aí ontem a Aline me mandou um link de um cover que o Elvis Costello fez para essa música (segundo post seguido falando sobre o Costello, beleza) e eu me apaixonei. Tudo o que eu não gostava na original, taí no cover. Escute e chore. 


6 - Is it my Body?

A Original                                       O Cover
                                            Alice Cooper                                   Emilie Autumn

É, não deu pra não colocar Emilie nessa lista. Esse é o famoso caso de "não sei qual versão é melhor". Eu conheci a versão da Emilie primeiro, e quando escutei a versão do Cooper fiquei sem saber pra onde ir. As duas versões tem suas diferenças - a da Emilie tem teclado, tem uma batida mais "eletrônica" (não sei descrever música e ainda tento), enquanto a do Alice é puramente rock'n'roll. As duas são levemente creepy, cada uma tem seu mérito, e amo as duas. E hey, Emilie? O Alice Cooper pediu a cadeira dele de volta, vê se devolve.

5 - Ballad of a Teenage Queen


A Original                                       O Cover
                                              Johnny Cash                         The Dresden Dolls & Franz Nicolay

Muita gente provavelmente vai ouvir a versão do Cash e fazer cara feia. Tudo bem, é música country, não espero que todo mundo vá gostar (eu mesmo conheço muito pouco de country). A original é muito boa, é Johnny Cash, nem tem muito o que dizer. Mas o cover - uma união do duo de punk cabaret The Dresden Dolls e o compositor Franz Nicolay faz jus ao clássico original. O cover ficou menos country, mas as influências estão lá, intocadas. Aliás, esse cover (tenho a mania de ouvir covers primeiro e as originais depois) foi um dos motivos para eu me interessar pela música do Johnny Cash.

4 - Poker Face

A Original                                       O Cover
                                              Lady Gaga                                   Leftover Cuties 

Lembram quando Poker Face começou a fazer o sucesso e surgiram mil bandas fazendo cover? Pois é. Eu amo a música original, adoro a Lady Gaga e não nego, e o meu cover favorito foi o da Leftover Cuties, uma banda fofíssima que se inspira no jazz e no pop. Faz com que tenhamos um olhar diferente sobre essa música - que muita gente torce o nariz por ser da Lady Gaga.

3 - I Wanna be your Dog

A Original                                       O Cover
                                             The Stooges                                     Emilie Simon

Lançada em 1969, a música I Wanna be your Dog foi uma das músicas que lançou Iggy Pop para o sucesso. Com guitarras distorcidas, um som sujo, letra provocante, se tornou um clássico do punk. Daí vem uma francesinha fofa chamada Emilie Simon, anos depois, e muda a música inteira. Sério, é uma diferença tão ENORME que eu nem vou me dar ao trabalho de explicá-la. Escute.

2 - Hurt 

A Original                        O Cover                     O Outro Cover
                           Nine Inch Nails                   Johnny Cash                      Unwoman

A mesma música, três versões completamente diferentes, três versões maravilhosas. Tudo começou com a primeira, lançada pelo Nine Inch Nails, em 1994. A frustração e a tristeza são perceptíveis - é um homem magoado com a própria vida. Daí vem Johnny Cash, em 2002, e faz um cover dessa música. Com imagens da vida de Cash, vemos um homem que olha todos os aspectos da sua vida, um homem ferido pelo tempo e já um pouco mais sábio do que era antes. A versão de Cash foi um de seus últimos hits, e o vídeo ganhou vários prêmios. Mas como nada termina por aí, em 2011 vem a Unwoman e faz uma versão igualmente bela e tocante, com um clipe lindíssimo. Se você ouviu essas três versões sem chorar, você é um desalmado. E pra eu, na minha condição de ruiva sem alma, chamar alguém de desalmado, isso quer dizer muita coisa.

1 - Crazy in Love

A Original                  O Cover                          O Outro Cover
                                 Beyoncè               The Puppini Sisters          Antony and the Johnsons

Novamente: a mesma música, três versões diferentes. Crazy in Love foi a primeira música de sucesso da carreira solo de Beyoncè. Toda pop, toda R&B, toda "estou dançado com o Jay-Z usando um maiô". Então vem as Puppini Sisters, no auge da sua glória vintage, e fazem uma versão gostosíssima. Larga o maiô e vem dançar vestida de pin up, é mais adequado. Depois de dançar muito, escute a versão de Antony and the Johnsons (sugerida pelo Raine) e pegue seu lencinho, porque vai dar vontade de chorar. 

E aí, conhece outros covers magníficos e interessantes? Não fique parado, dê sua sugestão pelo Facebook, pelo Twitter ou nos comentários!

0 comentários.:

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos