segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Melancholia

written by Larissa Rainey at 12:24
Ah, mas eu amo essa foto...

Melancholia foi o último filme lançado pelo controverso diretor Lars von Trier. Esse é o terceiro filme dele que eu assisto: os outros dois foram Dançando no Escuro (escrevi sobre ele aqui) e O Anticristo, que me chocou em uns cinco níveis diferentes. Talvez isso se deva pelo fato de eu ter visto o começo com meus pais, o que deixou a situação bem constrangedora. E não, eu nunca vi Dogville. Pode me julgar. Quando eu assistir, escrevo sobre ele.
Melancholia divide-se em duas partes - a primeira parte tem como centro Justine (Kirsten Dunst) , uma publicitária problemática que se casa com Michael (Alexander Skarsgård). A festa de casamento acontece no castelo de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), casada com John (Kiefer Sutherland). Deveria ser o dia perfeito para Justine – mas não é. A medida que a festa vai acontecendo, Justine fica cada vez mais deprimida, causando stress para sua família. Um ponto interessante durante essa sequência são os rituais: a mãe de Justine falando que odeia casamentos e odeia como alguns ritos de passagem devem ser compartilhados e outros não; e a belíssima cena em que cada um escreve uma mensagem num tecido e transformam em balões, e os lançam ao céu. Eu achei essa cena de uma ternura incrível, nunca pensei que fosse fazer "awwww" num filme do Lars von Trier. O dia do casamento é, de acordo com a sociedade, o dia mais feliz da vida de uma mulher – e para Justine, o oposto acontece. A sua festa de casamento destrincha uma depressão – que já era presente, como se insinua o tempo todo – profunda, desenvolvendo-se até o ponto em que ela mal consegue andar sozinha. 
A segunda parte do filme se concentra em Claire e sua família, que acolhem uma Justine completamente depressiva. Além de seus tumultos pessoais, o planeta Melancholia está se aproximando da Terra, e deixando o mundo aterrorizado. Claire fica preocupada com o futuro de seu filho, mas John tenta acalmá-la, dizendo que o planeta não irá colidir com a Terra. Quanto mais próximo o Melancholia está, mais Claire e Justine entram em conflito. Claire fica apavorada com seu medo de morrer, enquanto John parece entusiasmado com o Melancholia e  Justine não se importa nem um pouco.
O visual do filme dá a leve impressão de que se trata, de certa maneira, de um documentário. A câmera está sempre tremendo, se movimentando, os zooms são bruscos, e poucas vezes a câmera está completamente parada. Por ter sido filmado em Trollhättan, na Suécia, as cenas externas não são iluminadas como se espera, são um pouco mais escuras. A trilha sonora é realmente incrível, e ajuda a deixar cada cena mais poderosa. E pessoalmente, eu tive vontade de matar a Justine durante as cenas do casamento. Assista e você entenderá o porquê.
Eu gostei bastante de Melancholia, me apaixonei pela história e me envolvi com cada personagem. Ajudou para eu me libertar um pouco do trauma Von Trier que eu tinha adquirido depois de O Anticristo, mas como eu disse anteriormente, preciso ver todos os filmes dele para ver se eu libertei mesmo ou estou certa de ter esse trauminha... Pelo o que eu já li dele em vários sites e revistas, acho que meu pequeno trauma não é tão maluco não.

2 comentários.:

Anônimo disse...

DESCULPA MAS EU NÃO CONSEGUI LER O POST DEPOIS DE VOCÊ TER FALADO QUE ASSISTIU O ANTICRISTO COM SEUS PAIS PUTA QUE PARIU SAIUHDSAUIDGSAUYDUAIS TO TENDO UM ATAQUE DE RISO AQUI

Anônimo disse...

MAS ENFIM eu quero assistir por causa da linda da Charlotte e só, detesto o Von Trier e a Dunst, então esse filme é meio um convite pra eu não chegar perto, mas tem minha linda né.

Postar um comentário

 

Larissa Rainey Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos